O sistema digestivo tem por função captar os nutrientes dos alimentos que ingerimos e transformá-los em energia, de modo que todos os órgãos consigam desempenhar suas funções. Em caso de problemas, existem vários tipos de cirurgias do aparelho digestivo que podem ser realizadas para tratá-los.
Você sabe quais são? Nesse artigo, iremos explicar um pouco mais sobre esse sistema, as técnicas cirúrgicas mais utilizadas e quais distúrbios e doenças indicam a necessidade de cirurgia.
Inseridos no aparelho digestivo estão vários órgãos que atuam no processo de digestão e metabolização dos alimentos. Esses órgãos são boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus, além de órgãos anexos como fígado, vesícula biliar e pâncreas.
A digestão se inicia quando ingerimos algum alimento. Após a mastigação, a saliva é incorporada a ele, formando um bolo alimentar que segue pelo esôfago até o estômago. Nesse órgão, o bolo é misturado às enzimas e aos hormônios gástricos.
Em seguida, o processo de digestão prossegue até o intestino, momento em que o bolo alimentar entra em contato com a bile, as secreções pancreáticas e entéricas. Nessa fase, os nutrientes são absorvidos pelo intestino delgado e a água e os sais minerais pelo intestino grosso.
A sobra dessa absorção é transformada em um bolo fecal, que se acumula no reto até ser liberado pelo ânus.
As cirurgias do aparelho digestivo podem ser realizadas por meio de cirurgia aberta convencional (laparotomia) ou através de procedimentos minimamente invasivos como a videolaparoscopia e a cirurgia robótica.
A laparotomia é feita a partir de cortes no abdome e manuseio dos órgãos. Já a laparoscopia é realizada pelo uso de um laparoscópio, um cabo de fibra óptica que tem uma câmera em sua extremidade, para que o cirurgião receba imagens do interior do paciente sem a necessidade de grandes aberturas da cavidade abdominal.
Já a cirurgia robótica, ela é a técnica mais moderna em procedimentos minimamente invasivos, é realizada por meio de braços mecânicos de um robô que é controlado por um cirurgião especializado. A cirurgia robótica também é feita com o auxílio de uma câmera, contudo diferentemente da cirurgia laparoscopia a transmissão da imagem é feita em 3 dimensões o que permite que o cirurgião veja a área da cirurgia com maior definição e profundidade. Além disso, os braços do robô permitem a realização cirúrgica com movimentos mais precisos, finos e filtrados de tremores, apresentando uma maior amplitude de movimento maior do que a mão humana.
Em geral as cirurgias minimamente invasivas apresentam menor trauma na parede abdominal, menor risco de infecção, cicatriz menos evidente, são esteticamente melhores, apresentam menor chances de sangramento, menor tempo de recuperação, menos dor pós operatória, menor permanência hospitalar e retorno precoce as atividades de vida diária.
Existem vários tipos de cirurgia do aparelho digestivo, pois esse sistema engloba muitos órgãos. Entre as mais comuns estão:
Essas são apenas as cirurgias do aparelho digestivo realizadas com maior frequência. Existem inúmeras outras não citadas nesse artigo. Caso queira conhecê-las, procure um Cirurgião do aparelho digestivo.
Quer saber mais? Deixe o seu comentário!!
👉🏻 É o procedimento cirúrgico realizado para o tratamento da obesidade.Estes procedimentos reduzem o tamanho…
Na fase inicial o câncer do intestino grosso não provoca sintomas, mas quando o tumor…
A realização de uma intervenção cirúrgica traz aflição e ansiedade a quem será submetido a…
Welcome to WordPress. This is your first post. Edit or delete it, then start writing!
On then sake home is am leaf. Of suspicion do departure at extremely he believing.…
On recommend tolerably my belonging or am. Mutual has cannot beauty indeed now sussex merely…